A cerâmica técnica, também conhecida como cerâmica de engenharia, consiste em um procedimento de fabricação de peças, com materiais de alta nobreza, por meio de máquinas tecnológicas e modernas.
Para a produção desses itens, é preciso investir em equipamentos próprios e especialmente desenvolvimentos para a atividade, que tem a função de combinar as mais diversas matérias-primas, como por exemplo:
- Alumina;
- Zircônia;
- Titânio;
- Carbetos;
- Nitretos.
A cerâmica tipo técnica é muito aplicada nos segmentos industriais, principalmente, no setor automobilístico, para a confecção de velas de ignição e componentes do motor.
Além disso, as peças também podem ser usadas em metalúrgicas e em sistemas elétricos, bem como indústrias da área de eletrônica, química, petroquímica, nos setores alimentícios e de meio ambiente, pois os materiais usados para a cerâmica técnica têm boas propriedades mecânicas, elétricas, térmicas e bioquímicas.
Além da alta tecnologia empregada e as inúmeras capacidades de aplicação, essa cerâmica também é reconhecida pela excelência de qualidade de fabricação e garantia certificada. Isso porque os produtos confeccionados por meio desse procedimento possuem grande durabilidade e resistência, resultando em um excelente custo-benefício.
Por esse motivo, o procedimento tem crescido no mercado. Além disso, as peças contam com alta densidade e rigidez (módulo de Young), que permite a utilização dos itens em ambientes agressivos.
Entre outras qualidades da cerâmica técnica, podemos descrever boa compatibilidade com alimentos, pode ser aplicado o processo de metalização (tecnologia de junção), a cerâmica tem piezoeletricidade e dinâmica.
Características dos materiais
Os produtos podem ser feitos através de diversas técnicas, por processos tecnológicos. Elas são conhecidas como cerâmicas avançadas e/ou cerâmicas de engenharia. São produtos com excelente resistência e suportam altas temperaturas e diversos tipos de ambientes, utilizados normalmente onde matérias convencionais falham ou não suportariam. A cerâmica tem como principal qualidade:
- Dureza elevada;
- Inércia química;
- Baixa rugosidade;
- Suporta altas temperatura;
- Corrosão;
- Baixa densidade.
É importante que as peças em cerâmica sejam feitas com materiais de qualidade para garantir todas as características citadas, e um bom funcionamento da peça.
Qualidade na produção de cerâmica técnica
As empresas são especialistas na elaboração de produtos em cerâmica de engenharia, oferecendo itens de alto padrão de qualidade e com preços acessíveis para todo o Brasil. As empresas são reconhecida pela qualidade da sua cerâmica, confeccionando produtos de acordo com as especificações de cada cliente. Entre em contato com a empresa e solicite um orçamento!
Faça uma cotação gratuitamente pelo formulário abaixo