A cerâmica de alta tecnologia é um material inorgânico obtidos por meio de tratamentos térmicos avançado em temperaturas elevadas. Com o avanço da ciência dos materiais e consequente aumento da demanda por novas tecnologias, o nível de qualidade exigido da cerâmica se tornou muito superior.
Dessa forma, para atender às necessidades do novo mercado, as empresas especializadas do setor começaram a desenvolver produtos a partir de matérias-primas sintéticas de altíssima pureza e processos rigorosamente controlados. Alguns dos segmentos que impulsionaram a criação desses produtos cerâmicos de alta tecnologia são a indústria eletrônica, nuclear e aeroespacial.
APLICAÇÕES DA CERÂMICA DE ALTA TECNOLOGIA
Há várias aplicações possíveis para a cerâmica de alta tecnologia no mercado industrial. No setor automotivo, a cerâmica é fundamental para o aumento de segurança e conforto na engenharia veicular. Já nas aplicações eletrônicas é possível utilizar substratos de cerâmica, condutores de circuito, materiais de núcleos e vários outros componentes.
No setor de energia e meio ambiente, a cerâmica técnica proporciona mais segurança, controle e diminuição dos desgastes e emissões prejudiciais. Na tecnologia médica, a cerâmica tem destaque na ortipedia, ao ser aplicada em dispositivos e equipamentos como limpadores ultrassônucos ou mesmo em produtos odontológicos.
A cerâmica de alta tecnologia, também conhecida como cerâmica técnica ou cerâmica de engenharia, é confeccionado a partir de matérias-primas naturais ou sintéticas de alta pureza, sendo em sua maioria óxidos metálicos. A confecção da cerâmica emprega equipamentos modernos e especiais de alta precisão e pressão, como fornos de altas temperaturas para sinterização e processos rigorosamente controlados.
O produto cerâmico contém características técnicas especiais, produzidos por diversas técnicas, como slip casting, doctor blade, dry press, isostatic molding, hot press, injection molding entre outras.
O processo de fabricação de cerâmicas e suas vantagens
A cerâmica é composta por diversas formulações e combinações de óxidos metálicos, terras raras e outros materiais auxiliares. Essas peças de cerâmica são mais utilizados escala micrométrica ou nanométrica, os mais conhecidos são a alumina, alumina-zirconia ZTA, a zircônia PSZ dopada com ítrio ou cério, carbeto de silício, nitreto de boro, nitreto de alumínio, entre outras.
Todos os processos permitem obter produtos em pequena ou grande escala desde unidade a milhões de itens, nos mais diferentes formatos, tamanhos e modelos, e que podem ser aplicados em empresa de:
- Fios e cabos elétricos;
- Boquilhas para extrusão;
- Mineração;
- Implementos agrícolas;
- Laboratórios e indústrias de diversos segmentos.
Faça uma cotação gratuitamente pelo formulário abaixo