Um revestimento abrasivo deve ser empregado onde o fluxo de material ou o atrito entre o produto e os componentes da máquina é mais constate. Esse atrito acentuado pode vir a desgastar, cavitacionar ou erodir prematuramente os componentes e partes das máquinas e equipamentos não revestidos, tornando necessário o revestimento.
Componentes metálicos, mesmo com tratamento térmico, podem não suportar certos trabalhos com materiais duros, abrasivos ou particulados como:
- Pós;
- Grãos;
- Minerais;
- Barro;
- Cimento;
- Poeira;
- Areia;
- Entre outros.
Sendo necessário o emprego de revestimento contra desgaste ou anti-abrasão em alta alumina zircônia ou ZTA, caracterizados por sua alta dureza e resistência aos meios alcalinos ou ácidos e grande eficiência contra desgaste.
Diferentes tipos de revestimento
O revestimento pode ser encontrado em diversos segmentos industriais, sempre em que haja o processamento de material particulado, lama e suspensões. Além Disso, o uso do revestimento nesses casos confere maior resistência mecânica ao equipamento e o baixo nível de corrosão e erosão. A alta alumina empregada forma um revestimento protetor, reduzindo as necessidades de manutenção periódica e perdas onerosas por máquina parada.
Faça uma cotação gratuitamente pelo formulário abaixo